Veja quais são as dicas da veterinária Dra. Ana Carolina Cresta (CRMV 13.586), sobre alguns cuidados que podemos dedicar aos nossos amados pets:

Você talvez já deva ter andado na areia quente da praia e precisado correr porque estava sem chinelos!

Então…em um dia de sol, no nosso verão, a temperatura do asfalto pode chegar a mais de 80ºC!!! Isso não só pode ressecar como provocar queimaduras graves nos coxins (“almofadinhas”) do seu cão.

Lembre-se de “sentir” a temperatura do solo antes de submeter seu amigo às caminhadas.

Prefira os horários mais frescos; até porque os pets idosos, peludos, gordinhos e braquicefálicos (= com focinho achatado), têm maior dificuldade em manter a temperatura corporal e sofrem mais com o calor.

Leve sempre, além do saquinho coletor de fezes, uma água (GELADINHA), para minimizar os danos do calor excessivo e ajudar o seu amigo.
Ao retornar, vale higienizar as patas: lave-as e seque-as bem ou use higienizantes apropriados.

Lembre-se, também, de que os cães devem ter acesso ao “banheiro”, sempre que precisarem…!!!

No caso de cães que usam exclusivamente as calçadas e postes como “toilette” ou você desce para ele “ir ao banheiro” de 4 a 6 vezes ao dia (no mínimo) … ou você o ensina a fazer suas “necessidades” no apartamento. É uma questão de ensiná-lo, condicioná-lo.

Esse condicionamento deve ser feito por meio de reforços POSITIVOS, e ele deve perceber que, mesmo urinando “em casa”; no tapetinho/jornal, ELE NÃO SERÁ PRIVADO DO PASSEIO. Caso contrário, se acabarem os passeios, ele pode (e com razão!!!) se recusar a fazê-lo… principalmente se ele perceber que o fato de urinar em casa o impede de passear!!! Ou seja, quando ele usar o “banheiro”, em casa, recompense-o!!! Faça carinho, dê um petisco, estimule-o! Mas, NA SEQUÊNCIA, desça com ele para passear!!!

O passeio é um grande reforço positivo para o seu cão. Não deve ser feito apenas com o intuito de “ir ao banheiro e não sujar a casa”.

O passeio é mais um momento de interação entre você eseu pet…

E que você e seu amigo sejam felizes pra cachorro!

Não esqueça de manter a visita ao veterinário em dia!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário