SITUAÇÃO POSSÍVEL

Cabelos, pele e pelos

Cuidar dos cabelos, pele e pelos faz parte da nossa rotina e o corre-corre diário nos leva a escolhas de produtos que, imaginamos, irão facilitar a nossa vida e propiciar o resultado esperado. No entanto, muitas vezes, nossas escolhas podem não estar entre as aquelas desejáveis para uma vida mais saudável e natural. A maioria dos produtos que consumimos, neste segmento, são industrializados e alguns dos ingredientes presentes nos xampus, cremes e condicionadores como os petrolatos (derivados do petróleo), por exemplo, podem remover a proteção natural da pele, cabelos e pelos, deixando-os ressecados, quebradiços e sem vida, sem que atentemos para isso.

O QUE PODEMOS FAZER PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO?

Em princípio, podemos direcionar o olhar para nós mesmos e nos perguntar o que podemos fazer para que nosso autocuidado seja, de fato, o mais próximo possível da Natureza, com a adoção de hábitos mais saudáveis, estendendo-os para os cuidados com os cabelos, a pele e os pelos, com produtos feitos como antigamente, com ingredientes naturais, originários dos vegetais e biodegradáveis, como os xampus e condicionadores sólidos, feitos artesanalmente!

COMO SE FAZ ISSO, NA PRÁTICA?

Um bom começo é atentar para as opções existentes no mercado de produtos naturais, artesanais, veganos, biodegradáveis e ver com o qual você mais se identifica. Feita a sua escolha, é partir para a ação, atentando para as instruções de uso e as dicas de aproveitamento do seu xampu e/ou condicionador e começar a desfrutar dos benefícios dos ingredientes naturais!

Um período de transição se faz necessário, ao mudar de hábitos de uso de produtos sintéticos, industrializados, para os elaborados artesanalmente, com ingredientes naturais. Esse período pode variar de algumas semanas até seis meses. Talvez seja necessário fazer algum detox, para remover resíduos de produtos sintéticos, acumulados ao longo dos anos, para acelerar a adaptação do seu cabelo, pele e pelos aos xampus e condicionadores sólidos, feitos com ingredientes naturais. A sensação do autocuidado, por estar utilizando um xampu ou condicionador, feitos com as mãos, a partir da combinação de ingredientes como a camomila, a macela, o capim limão, a lavanda, a hortelã, o alecrim, as argilas etc. é maravilhosa! E o perfume que fica no ambiente, humm…. afinal, todos nós merecemos um banho repleto de cuidados pessoais, agradavelmente perfumado e relaxante!

QUAIS OS BENEFÍCIOS OBTIDOS COM ESSA MUDANÇA?

Bem, os benefícios mais imediatos, são: a descoberta de uma nova possibilidade de voltar no tempo e resgatar hábitos milenares, em que os sabões eram e ainda são feitos artesanalmente, em alguns países; a liberdade de escolha de xampus e condicionadores para higienização da pele, cabelos e pelos, que sejam compostos por ingredientes naturais; a certeza de que os ingredientes são de origem vegetal; não testados em animais; não agridem a Natureza; por serem biodegradáveis, incluindo aí, as embalagens.

Podemos considerar, ainda, que estamos fazendo a nossa parte, no quesito proteção do Planeta, uma vez que estamos deixando de consumir uma série de insumos e energia; estamos contribuindo para a redução do lixo produzido e despejado nos rios e mares; e que estamos em busca de uma vida mais saudável e sustentável!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário